Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
Introdução de modelo didático para o ensino-aprendizagem de ciências em uma escola da rede pública
Daiane Souza De Oliveira

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Com o intuito de permitir o acesso de alunos da rede pública a metodologias diversificadas de ensino, o presente trabalho teve por objetivo a introdução e doação de um material que auxilie no ensino da disciplina de ciências em uma escola da rede pública do sul de Minas Gerais. Deste modo, uma maquete de célula animal foi apresentada aos alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental através de aula expositiva e dialogada, recordando os conceitos e permitindo que os alunos interagissem com o modelo didático e retirassem dúvidas. Ao final da apresentação, alunos e professores responsáveis pela disciplina responderam um questionário avaliando o modelo. Os resultados obtidos apontaram que mais de 90 % dos alunos e 100% dos professores avaliaram o uso da maquete como metodologia eficaz e favorável para o ensino de Ciências. Este resultado enfatiza a importância da utilização de modelos tridimensionais como ferramenta de ensino.

Texto completo: PDF