Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE DE CARNE E CARCAÇA DE SUÍNOS QUE RECEBERAM RAÇÕES SUPLEMENTADAS COM RACTOPAMINA NA FASE DE CRECHE E TERMINAÇÃO.
Dayse Pereira Machado

Última alteração: 2019-09-20

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da ractopamina (RAC) sobre a qualidade de carne e carcaça de suínos receberam a suplementação deste aditivo nas fases de creche e terminação. Foram utilizados 42 animais, divididos em um delineamento em blocos casualizados, contendo três tratamentos (0, 10 e 20ppm de RAC) e sete repetições, com dois animais por parcela experimental. Todos os animais receberam dietas suplementadas com RAC durante os 28 dias finais da fase de creche. Da mesma forma, a suplementação com RAC na fase de terminação, foi realizada nos 28 dias que antecederam ao abate. Não foram observadas diferenças (P>0,05) para qualidade de carne. Em relação as características de carcaça, foi observado (P<0,05) maior rendimento de lombo para os animais suplementados com 10 ppm. A suplementação de RAC na dieta de leitões na fase de creche reduz a eficiência deste aditivo em melhorar as características de carcaça de suínos tratados na fase de terminação. A adição de 10ppm de RAC durante 28 dias na fase de creche e na terminação resulta em maior rendimento de lombo.

Texto completo: PDF