Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
PROPOSTAS PARA UM ENSINO DE INGLÊS COMUNICATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA
Carolina De Paiva Gonçalves, Gabrielly Aparecida Damásio, Talitha Helen Silva Chiulli

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


Levando em conta os aspectos da integração e internacionalização, contexto dos institutos federais, o presente trabalhotem como objetivo analisar abordagens de ensino de línguas que possam colaborar na construção de propostas didáticasque promovam o processo de ensino-aprendizagem da comunicação oral em língua inglesa no curso técnico integrado àinformática. A pesquisa parte do estudo de duas abordagens que podem servir à essa construção: o Inglês para finsespecíficos e a abordagem comunicativa. São elencados seus elementos diretivos e congruências que possam fazer daunião delas um artifício no desenvolvimento de habilidades de fala e escuta em reposta à integração e àinternacionalização. Como parte de uma pesquisa em progresso, os resultados aqui apresentados estão voltados àviabilidade encontrada de uso complementar dessas duas abordagens para a confecção futura de planos didáticos quefavoreçam a aprendizagem de inglês para a comunicação no contexto apresentado.

Texto completo: PDF