Última alteração: 2019-10-02
Resumo
Em virtude das dificuldades relacionadas ao trabalho com as linguagens poéticas no ensino técnico, o objetivo deste trabalho é lançar um olhar analítico acerca das práticas com o gênero poético, realizadas no Ensino Técnico Integrado em Informática e Alimentos do IF Campus Carmo de Minas, identificando assim, de que maneira a leitura literária, especificamente o trabalho com o texto poético foi capaz de produzir novos significados, tornando-se um espaço significativo de expressão da subjetividade. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, para tanto a coleta de dados deu-se nas aulas de Literatura do 2º bimestre de 2019. O percurso metodológico foi realizado por meio da aplicação de questionários e relatos de leitura. A análise dos dados foi concebida à luz das áreas do conhecimento: sociologia da leitura, crítica literária (teoria da recepção) e das pesquisas sobre o ensino de literatura e de leitura literária principalmente das correntes francesas, além da leitura dos documentos oficias.