Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: realidade e ficção.
Marcel Freire Silva

Última alteração: 2019-09-13

Resumo


Este trabalho enseja uma análise crítica acerca dos cursos Técnicos de Nível Médio na modalidade Integrado na perspectiva de delinear sua vocação à formação Integral em sua atual conjuntura organizacional. Como postulado inicial se utilizou o conceito de formação Integral através da perspectiva marxiana bem como as relações contraditórias entre o ser humano e o trabalho desenvolvidas por Ricardo Antunes e Giovanni Alves. O trabalho explora criticamente o problema básico marxista da compreensão da formação Integral no contexto do Ensino Médio Integrado como realidade e ficção através de duas percepções básicas e antagônicas. A proposta deste trabalho se dirige à hipótese de que a formação Integral no Ensino Médio Integrado depende frontalmente do convencimento de seus múltiplos atores acerca de sua dinâmica e que é necessário aprofundar suas tensões para afastar-se da real possibilidade de sua subsunção.


Texto completo: PDF