Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: o planejamento em foco
Giovanna Aparecida Cetra Silva

Última alteração: 2019-09-12

Resumo


O planejamento das atividades de docência favorece uma prática sistematizada, passível de ser refletida e aprimorada. Sua presença durante os anos de formação de professores é uma forma de adoção permanente de boas práticas no exercício docente. No presente trabalho discutimos a relevância do planejamento de ensino durante as atividades desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica (PRP), uma das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Inconfidentes. Para tanto, baseamo-nos na análise de literatura especializada, nas vivências no Programa e nos lregistros presentes nos diários de campo. Os processos de imersão, de observação e de regências possibilitaram um contato direto com a realidade da futura profissão, em especial, com os aspectos relacionados ao planejamento e a complexa combinação de fatores para o seu êxito.

Texto completo: PDF