Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ( NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO IFSULDEMINAS, CAMPUS INCONFIDENTES
Gabriella Elisa Ramos Dias, Nilton Luiz Souto

Última alteração: 2019-09-08

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) é financiadopela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (CAPES) e teve seu início no segundo semestre de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) IFSULDEMINAS). O objetivo deste trabalho é analisar o posi cionamento dosprofessores preceptores sobre as contribuições e as limitações do PRP na formação dos estudantes do curso deLicenciatura em Ciências Biológicas , c ampus Inconfidentes . Utilizamos como ferramenta metodológica para obtençãodos dados a entrevi sta semiestruturada . Buscamos selecionar indivíduos representativos do universo a ser pesquisado,sendo os três professores preceptores Foi possível obter dados sobre a importância do PRP na formação dos estudantesde licenciatura, mostrando ser algo posi tivo, assim como contribuições para a formação continuada dos professorespreceptores e orientadores. Aspectos como a falta de reuniões em grupo e o excesso de carga horaria destinada à sregência s foram destacados como fragilidade s do P rograma.

Texto completo: PDF