Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
EXPERIMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lucy Vania Martins, Adriele Tainar Ferreira de Souza

Última alteração: 2019-09-16

Resumo


A pesquisa aqui relatada busca analisar os obstáculos que professores dos anos finais do Ensino Fundamentalenfrentam para trabalhar atividades experimentais com suas turmas, bem como propor meios de superá-los. Para tal, asperguntas que fazemos são: será que o professor de ciências sabe o significado da própria ciência? Qual o conceito deexperimentação ele tem? Como são aplicados esses experimentos? Ocorre o incentivo à investigação levando os alunosa pensar? Durante a pesquisa, identificamos as dificuldades levantadas pelos professores e, a partir dessas,desenvolvemos um experimento na área que este julgasse ser de maior dificuldade de assimilação da parte dos alunos,disponibilizando todo o material necessário e procedimentos que os ajudassem na implementação da atividade. Pelaanálise das ações, identificamos pontos da rotina escolar que dificultam a realização do proposto, mas observamos queos alunos se engajaram nas atividades.

Texto completo: PDF