Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
GESTÃO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO SOB A ÓTICA ATACADISTA
Arieila da Silva Castilho, Thiago Alves de Souza, Lilian Ferrugini

Última alteração: 2019-09-09

Resumo


As organizações buscam cada vez mais desenvolver vantagem competitiva e uma das formas de conseguir obtê-la é por meio de uma boa gestão dos canais de distribuição. Um canal de distribuição envolve o conjunto de empresas (indústrias, atacadistas e varejistas) que desenvolvem uma série de atividades garantindo que os produtos estejam à disposição para clientes finais. O objetivo deste artigo consiste em levantar na literatura existente quais são os principais serviços prestados pelos atacadistas para indústrias e varejistas no canal de distribuição. Para atingir os objetivos definidos, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com livros, artigos científicos, revistas setoriais, entre outros materiais. Foi identificado que os principais serviços prestados pelos atacadistas são: compras e formação de sortimento, vendas e promoção, fracionamento de lotes, armazenagem, transporte, fornecimento de informações de mercado, financiamento, serviços de gerenciamento e consultoria e por fim, assunto de riscos.

Texto completo: PDF