Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
BACTÉRIAS, VÍRUS E PROTOZOÁRIOS: Ensinar através de dinâmica com massa de modelar e roteiros
Isabela Ferreira Rossi, Marcia Maria Fernandes Dantas, Alexandra Manoela Oliveira Cruz, Carolina Mariane Moreira, Luciana de Abreu Nascimento

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


Compreende-se que há dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na área da biologia e que o uso contínuo dos mesmos recursos acaba fazendo o aluno perder o interesse pelas aulas. Para reverter essa situação, é necessário adaptar as formas de ensino, usufruindo de novas metodologias e recursos, adotando-se, por exemplo, a dinâmica com ferramentas visuais. O presente trabalho tem como objetivo principal discutir uma atividade de ensino de biologia centrada na criação de modelos celulares de bactérias, vírus e protozoários em massa de modelar, feitas por alunos do Ensino Médio. A atividade foi planejada a fim de permitir uma melhor visualização do conteúdo desenvolvido teoricamente, bem como promover o protagonismo dos alunos mediante a elaboração dos modelos, considerando seus conhecimentos e habilidades e promovendo interações pessoais e cooperativas.

Texto completo: PDF