Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DE MORFOLOGIA CAULINAR POR MEIO DA DINÂMICA FISHBOWL
Gleyce Maura Marques, Alisson Gabriel de Paula, Gabriella Ramos de Menezes Flores, Géssica Ravanini de Oliveira, Antônio Donizetti Durante, Ingridy Simone Ribeiro

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O estudo sobre morfologia caulinar é um tema atrativo e ao mesmo tempo considerado difícil pelos alunos, por conta de suas variações que, muitas vezes, confundem caule com raiz. Pensando nisso foi aplicada a dinâmica Fishbowl para duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, no município de Muzambinho-MG, onde pudessem compartilhar conhecimentos e o mais importante: aprender por meio da discussão. O objetivo desse trabalho foi demonstrar de forma didática o que é a morfologia caulinar e a importância de metodologias ativas no ensino de Ciências. Os alunos participaram ativamente da dinâmica, demonstrando interesse e colaborando com o conhecimento prévio que possuíam sobre caule.


Texto completo: PDF