Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
A gestão dos serviços de atendimento móvel de urgência: uma revisão integrativa da literatura
Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, Flávia Helena Pereira

Última alteração: 2019-09-19

Resumo


Objetivo: Analisar o processo de gestão do SAMU como ordenador na rede de atenção às urgências. Materiais e métodos: trata-se de uma revisão integrativa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Utilizaram-se como critérios de inclusão artigos captados de periódicos nacionais, nas bases do LILACS, MEDLINE e BDENF, durante os anos de 2008 a 2017. Resultados: encontrou-se 2923 publicações, sendo que 20 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão. Desses 20 estudos, 3 foram excluídos, pois estavam indexados nas bases de dados MEDLINE e LILACS simultaneamente e 10 foram excluídos porque os temas não estavam relacionados à temática em questão. Foram selecionados 7 artigos para compor a amostra. Após análise, identificaram-se as seguintes categorias de discussão: Regionalização do SAMU e Descentralização das bases. Conclusão: Conclui-se que o processo de gestão do SAMU, no subdimensionamento das bases, descentralizadas, mas interligadas, são um ordenador da qualidade da rede de atenção às urgências, baseando nos dados de atendimento e serviços.

 

Palavras-chave: Gestão em saúde; Atendimento Pré-hospitalar; Administração de Serviços de Saúde; Gestão de Recursos da Equipe de Assistência à Saúde.

 


Texto completo: PDF