Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
JOGOS SÉRIOS VOLTADOS AO ENSINO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: uma proposta para alunos do ensino fundamental
Albert Medeiros de Paula, Rafael Vinícius de Oliveira, Vinícius Alves Silva

Última alteração: 2019-09-18

Resumo


Devido à elevação da complexidade dos problemas cotidianos, surge a necessidade de técnicas eficazes que solucionam um problema complexo. O Pensamento Computacional (PC) trata-se de uma dessas técnicas e baseia-se na resolução de problemas através dos principais conceitos da Ciência da Computação. Existem vários meios de se trabalhar o PC, um deles é usando Jogos Sérios, pois possibilitam o ensino por meio de simulações e cenários impossíveis no cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta um projeto de extensão que será aplicado a alunos do ensino fundamental de uma escola pública e utilizará jogos sérios como proposta pedagógica. Espera-se que o projeto contribua com o conhecimento dos alunos e gere insumos sobre projetos pedagógicos e jogos a serem utilizados para ensino do pensamento educacional

Texto completo: PDF