Última alteração: 2019-08-27
Resumo
Abordaremos, neste trabalho, uma estratégia de ensino interdisciplinar sobre fossilização, realizada por discentes do PIBID para alunos do 6º ano de uma escola da rede pública. A proposta foi dividida em dois dias e três etapas: a primeira consistiu em uma aula expositiva dialogada sobre os tipos de fósseis (somatofósseis e icnofósseis) e como ocorrem as fossilizações (Incrustação, Restos, Mumificação, Impressão, Mineralização, entre outros). Complementarmente, foram abordados tipos de rochas (Ígneas Intrusivas e Extrusivas, Rochas Sedimentares e Metamórficas) e a importância deste estudo para o avanço científico. A segunda etapa da atividade realizada pelos alunos foi uma aula prática, bastante dinâmica, visando a representação de um dos processos de fossilização com materiais de baixo custo (gesso, areia e pratos descartáveis) e a impressão da mão dos próprios educandos. A terceira etapa, consistiu no desenformar dos moldes de gesso e entrega dos trabalhos (“fósseis”) a cada aluno, seguida de conversas que evidenciaram que o processo de fossilização fora compreendido pela turma.