Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA POR MEIO DOS POLIEDROS DE PLATÃO CONFECCIONADOS EM CROCHÊ
Priscila Aparecida Coutinho

Última alteração: 2019-08-21

Resumo


O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar as potencialidades dos poliedros de Platão confeccionados em crochê no ensino-aprendizagem de geometria, tendo em vista que as peças produzidas em crochê são permeadas de conteúdos matemáticos que podem tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. O embasamento teórico utilizando foi realizado com uma pesquisa qualitativa bibliográfica em trabalhos sobre a proposta pedagógica da Etnomatemática, uma vez que a mesma busca outras formas de compreender a matemática presente em outras culturas, não somente a acadêmica, neste caso apresentando os conhecimentos matemáticos dos crocheteiros. Este estudo pode contribuir com as discussões sobre a busca da melhoria do ensino de matemática, em particular, da geometria, que é tão temida pelos alunos, devido a forma pragmática que é ensinada.


Texto completo: PDF