Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS PARA ENSINO MÉDIO
Bruno Oliveira Cruz, Núbia Helena Pereira, Gilberto da Silva Lemos, Sílvia de Oliveira Miranda, Carolina Mariane Moreira, Alexandra Manoela Oliveira Cruz, Luciana de Abreu Nascimento

Última alteração: 2019-08-27

Resumo


O ensino de temas distantes da realidade dos alunos, como o Dogma Central da Biologia, é muitas vezes um desafio para os educadores. Dessa forma, o uso de materiais didáticos, como jogos, utilizando o lúdico, é uma excelente estratégia para aproximar os estudantes do conteúdo a ser trabalhado. O presente trabalho teve como objetivo  a elaboração, o desenvolvimento e a aplicação de um jogo que simula a produção de proteínas pelas células, a chamada tradução, que teve como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos. O material pode ser utilizado de duas formas diferentes para melhor adaptação à aula do professor e permite que os alunos se coloquem no lugar das organelas e enzimas celulares. Conclui-se com o presente trabalho que o jogo potencializou o ganho de conhecimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, aliando-o ao prazer.

Texto completo: PDF