Tamanho da fonte:
MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO ENSINO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS PARA ENSINO MÉDIO
Última alteração: 2019-08-27
Resumo
O ensino de temas distantes da realidade dos alunos, como o Dogma Central da Biologia, é muitas vezes um desafio para os educadores. Dessa forma, o uso de materiais didáticos, como jogos, utilizando o lúdico, é uma excelente estratégia para aproximar os estudantes do conteúdo a ser trabalhado. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração, o desenvolvimento e a aplicação de um jogo que simula a produção de proteínas pelas células, a chamada tradução, que teve como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos. O material pode ser utilizado de duas formas diferentes para melhor adaptação à aula do professor e permite que os alunos se coloquem no lugar das organelas e enzimas celulares. Conclui-se com o presente trabalho que o jogo potencializou o ganho de conhecimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, aliando-o ao prazer.
Texto completo:
PDF