Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: experiências na Residência Pedagógica da Computação
Cristina Carvalho de Almeida, Tony Alberto da Silva

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Este artigo tem como objetivo descrever a vivência de um licenciando em Computação do IFSULDEMINAS – campus Machado ao refletir, através das atividades da Residência Pedagógica, sobre a utilização da metodologia ativa baseada em projetos. Tal metodologia tem sido um aprendizado para o residente, uma oportunidade única de vivenciar a realidade de uma sala de aula, ao desenvolverem as atividades de regência. O estudo desta metodologia aborda fatos até então desconhecidos pelo licenciando que, ao ter a oportunidade de vivenciar o cotidiano docente de uma escola pública estadual, tem alterada sua percepção e sua visão de sala de aula é mais aguçada. Com o apoio dos professores-preceptores, coordenadores de curso e orientadora da Residência, o amadurecimento em relação à profissão docente tem ocorrido de forma mais linear, transformando a docência em aprendizagem de qualidade e excelência.Palavras chave: metodologia de ensino; sala de aula; formação inicial.

Texto completo: PDF