Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS DO 9º ANO DE ESCOLA PÚBLICA USANDO METODOLOGIAS ATIVAS COM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS
Auana Gabriela Bento, Amanda Cristina Nunes, Beatriz Fátima Pereira, Mateus Prado Dias, Fabiana Lucio Oliveira

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


É com a proposta de tornar a atividade de ensino mais dinâmica e atrativa, podendo assim facilitar a aprendizagem de formas simples e criativas que as metodologias alternativas e ativas de ensino se embasam. Ou seja, com o uso de jogos didáticos, por exemplo, é possível abordar certos aspectos de aprendizagem com características diferentes de um material pedagógico. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover um jogo didático cujo tema central é “Substâncias e misturas”, para analisar a resposta dos alunos à forma alternativa de aprendizado. Chamado “Quem quer ser um milionário”, o jogo de perguntas e respostas de múltiplas escolhas contribui para o processo de ensino, facilitando a aprendizagem do aluno sobre matérias das Ciências Naturais, especificamente no que tange a matéria “substâncias e misturas”. Notou-se que o jogo didático promove uma melhor relação entre o professor e o aluno.

Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Alternativas de ensino; Jogos didáticos;



Texto completo: PDF