Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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INTENÇÃO DE COMPRA DE COOKIES ELABORADOS COM FARINHAS DE TRIGO, ARROZ E FARELO DE CACAU
Elisnara Domingues Mariano, Ludmilla Gonçalves Martins, Sandro de Carvalho Lourenço, Brígida Monteiro Vilas Boas, Aline Manke Nachtigall

Última alteração: 2019-08-08

Resumo


Biscoitos possuem a capacidade de incorporar diferentes formulações e compostos bioativos sem perder suas características tecnológicas. Desta forma, objetivou-se elaborar biscoitos tipo “cookie” com a mistura das farinhas de trigo (FT), de arroz (FA) e de casca de amêndoa de cacau (FCAC), também conhecida como farelo de cacau, e avaliar a intenção de compra dos mesmos. Foram desenvolvidas 7 formulações de biscoitos, empregando o delineamento simplex centróide (F1- 100% FT; F2- 100% FA; F3- 100% FCAC; F4- 50% FT e 50% FA; F5- 50% FT e 50% FCAC; F6- 50% FA e 50% FCAC; F7- 33% FT, 33% FA e 33% FCAC), que foram avaliadas quanto à intenção de compra por 100 consumidores, empregando a escala de atitude de intenção de compra de 5 pontos, ancorada em seus extremos com os  termos 1- certamente não compraria e 5- certamente compraria. A intenção de compra dos biscoitos ajustou-se ao modelo quadrático, com valores médios variando de 2,26 a 4,15. A presença das farinhas de trigo e de arroz contribuíram positivamente para a aceitação dos biscoitos, já o farelo de cacau apresentou efeito antagônico.

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