Tamanho da fonte:
MÉTODO DE ENSINO EM EVOLUÇÃO ATRAVÉS DA IMERSÃO NA ANALOGIA DE ÁRVORE FILOGENÉTICA
Última alteração: 2019-09-16
Resumo
O presente trabalho faz parte de uma proposta pedagógica da disciplina obrigatória Prática Como Componente Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais -campus Muzambinho. O objetivo do mesmo foi testar uma metodologia diferenciada usando uma imersão ao molde de raciocínio na analogia de árvore filogenética, fugindo do conceito proposto por muitos livros didáticos que trazem a evolução dos seres vivos como uma linha reta crescente e cronológica. Foram usados mídias digitais como slides e vídeos como auxílio na construção do raciocínio evolucionista. A proposta pedagógica foi ministrada para três turmas do 9° Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Cesário Coimbra no município de Muzambinho/MG. Ao final, os alunos foram separados em grupos e tiveram como desafio, responder uma questão baseada do tema ministrado, tendo como proposta sensibilizá-los para uma reflexão e para a construção de ideias sobre a Evolução. Os resultados obtidos nas respostas dos alunos, ao final, foram satisfatórios.
Texto completo:
PDF