Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
USO DA CURVA ABC COMO FERRAMENTA GERENCIAL: um estudo de caso
Taciane Aline de Bem, Pedro Luiz Costa Carvalho

Última alteração: 2019-09-03

Resumo


O trabalho teve por objetivo aplicar a técnica da curva ABC para identificar quais produtos possuem maior representatividade na venda e no faturamento/lucratividade de uma mercearia. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo na abordagem qualitativa, utilizou-se como instrumento para coleta de dados da mercearia estudada uma planilha do aplicativo Microsoft Excel 2016 durante oito meses pesquisados. Os resultados obtidos mostram que os produtos que têm maior representatividade financeira são: pão francês/ kg, frango inteiro/ kg, leite serrania (saquinho), linguiça pura, salsicha/ kg, biscoito fofo. Os produtos em relação a quantidade vendida, apresentam uma grande porcentagem de venda, porém, não são representativos na receita final pelo seu valor unitário ser baixo. Entretanto são produtos importantes, pois servem como atrativo para que as pessoas entrem no estabelecimento.


Texto completo: PDF