Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ESPÉCIE PHLEGMARIURUS REGNELLII (MAXON) B.ØLLG AMEAÇADA DE EXTINÇÃO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA PEDRA BRANCA, NO MUNICÍPIO DE CALDAS/MG.
Bruno Belizário

Última alteração: 2019-09-20

Resumo


A flora brasileira é mundialmente conhecida pela abundância e diversidade de espécies de plantas que se encontram no território nacional. Sabe-se que o estado de conservação das áreas verdes ainda é preocupante. Uma das causas que provocam a ausência das espécies nativas no território brasileiro é a ação antrópica. A mineração, a urbanização e a fronteira agrícola potencializam a ausência dessas espécies. Além disso, algumas áreas foram tão criticamente alteradas que sua fauna já não pode ser adequadamente inventariada. Com base em uma pesquisa bibliográfica, pôde-se levantar que a espécie Phlegmariurus Regnellii (Maxon) B.Øllg está em risco de extinção na Serra da Pedra Branca, no município de Caldas/MG. Sendo assim, o objetivo deste estudo é compreender as questões que estão levando e colocando em risco de extinção a espécie da flora local e entender os motivos que estagnaram a dispersão no habitat natural.


Texto completo: PDF