Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO DISCURSO: Propagandas com pessoa com deficiência no Brasil no período de 2008 a 2018
Ana Carolina Gomes Paiva, Licia Frezza Pisa

Última alteração: 2019-09-23

Resumo


A presente pesquisa questiona se as propagandas com pessoas com deficiência são inclusivas e, através de um mapeamento da publicidade atual, buscará respostas. A pesquisa é descritiva, de tipo qualitativa e tem como fundamentação teórica a análise do discurso para a compreensão da mensagem, do uso de estereótipos e dos contextos sociais. Por ser a propaganda inclusiva um objeto de estudo com pouca informação, faz-se necessário identificar e compreender como as propagandas ditas plurais e despidas de estereótipos estão sendo veiculadas. Os resultados constituem o entendimento do tipo de discurso veiculado para saber se de fato essas propagandas representam o grupo de pessoas com deficiência, entender também se há e quais os estereótipos presentes nessas propagandas e quais foram abolidos e  analisar porque esses possíveis estereótipos ainda estão presentes.



Texto completo: PDF