Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Um relato de vivência
Daiana de Ávila, Fernanda Maria Trindade da Silva, Emanuel Siqueira Mizael, Jane Soares, Fabiana Lucio de Oliveira

Última alteração: 2019-09-14

Resumo


O Programa de Residência Pedagógica é uma ação implementada pela Capes para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação, realizado na etapa de observação de aulas de ciências dos 6°, 7° e 9° anos do ensino fundamental numa escola estadual da rede pública do município de Machado MG como uma das ações do programa de Residência Pedagógica. Durante quatro semanas os residentes fizeram observações e análises das habilidades e competências. Durante as observações das aulas notou-se que muitos alunos apresentaram deficit de aprendizagem incluindo dificuldade na leitura e compreensão dos textos trabalhados. Concluindo que os alunos com dificuldades de aprendizagem precisam de intervenções que deveriam ser realizadas antes do ensino fundamental II, a partir das observações e análises discutidas entre os residentes e a preceptora, várias ações serão realizadas na tentativa de solucionar alguns obstáculos no decorrer de 2019.


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