Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
O USO DO GALLERY WALK NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Jaqueline Tavares Ribeiro de Oliveira, José Augusto da Silva Neto, Rafael Ceolato da Silva, Ivelize Cunha Tannure Nascimento, Ingridy Simone Ribeiro

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


Os métodos de ensino devem acompanhar os objetivos almejados. Se o objetivo é tornar alunos proativos, necessita-se de metodologias que os envolvam. As metodologias ativas são pontos iniciais para o desenvolvimento destes processos, sendo a aprendizagem ativa quando o estudante interage com o conteúdo estudado, e não somente recebe as informações pelo professor. O Gallery Walk é um tipo de metodologia de cooperação que torna os alunos ativos no processo de aprendizagem. Como objetivo do trabalho, aplicou-se em uma sala do Ensino Médio esta metodologia como uma forma alternativa de abordagem de conteúdo e avaliação da aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia.  Constatou-se que este método auxilia não só os professores no desenvolvimento de conteúdo e verificação da aprendizagem, mas também os alunos na compreensão do mesmo e na possibilidade de experimentar habilidades pouco exploradas em sala, promovendo a cooperação e, mostrando a eles que, suas experiências e conhecimentos prévios são também importantes no processo de ensino-aprendizagem.



Texto completo: PDF