Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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COMPOSTEIRAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Gustavo Aparecido da Cunha, Iara Peregrino Borges, Tatiana de Oliveira Ramos

Última alteração: 2019-09-23

Resumo


O desperdício de alimentos gera um grande problema no Brasil, estima-se que o país jogue fora cerca de R$ 12 bilhões em alimentos ao ano. O acúmulo de lixo em lixões a céu aberto é outro fator preocupante, pois agrava os problemas ambientais já existentes, como contaminação de lençóis freáticos, dos solos e surgimento de animais vetores de doenças. Nessa perspectiva a educação ambiental deve ser trabalhada em escolas, como forma de construir e consolidar cidadãos críticos a respeito da temática ambiental e social. O objetivo desse estudo foi avaliar a implantação de composteiras em uma escola pública no município de Campestre, sul de Minas Gerais como um recurso didático ao ensino de Biologia.  Foram ministradas aulas sobre compostagem e posteriormente para a construção das composteiras utilizou-se três baldes, sobrepostos um sobre o outro formando uma torre, o material para a compostagem foi adquirido junto a cantina da escola e jardins. A participação dos alunos ocorreu de forma ativa e comprometida, notou-se o trabalho em grupo e a correlação do projeto a temas do cotidiano e matérias já vistas na disciplina.

 

Palavras-chave: Compostagem; Resíduo orgânico; Conscientização; Reciclagem.


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