Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

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ADAPTAÇÃO DO MATERIAL MANIPULATIVO DA ESCALA CUISENAIRE PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
José Carlos Mariano Júnior, Melissa Salaro Bresci

Última alteração: 2019-10-02

Resumo


O ensino de Matemática é um processo complexo, dada a forma abstrata de como tal área do conhecimento é apresentada
nas escolas. As dificuldades de aprendizagem referentes a esta disciplina são visíveis e podem comprometer o bom
desenvolvimento dos estudantes em sua vida acadêmica. O uso de materiais manipulativos é apontado como uma
possibilidade para o ensino mais efetivo da Matemática, de forma que estes instrumentos de apoio, podem se tornar uma
forma mais concreta de ensino e este conhecimento adquirido faça sentido para o estudante. Observa-se que a partir de
uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos, apoiado pelo material manipulativo e tendo o professor como
mediador no processo de aprendizagem, os estudantes tendem a desenvolver sua autonomia e conseguir aos poucos se
desprender do material. O trabalho apresenta uma proposta de utilização da Escala Cuisenaire para o ensino das operações
de adição e subtração. Com o trabalho desenvolvido, pôde-se notar algumas limitações no material e a partir disso, se
pensar em uma nova leitura do mesmo, propondo a elaboração de um novo material suprindo tais defasagens.


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