Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 11ª Jornada Científica e Tecnológica e 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS

Tamanho da fonte: 
CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: Estudo de Caso de Aplicação de Derivadas com Apoio de Imagens na Cinemática.
Otávio Augusto Guidini

Última alteração: 2019-08-13

Resumo


Há alguns anos, a metodologia tradicional de ensino vem sendo questionada sobre quão eficiente ela pode ser, e com o advento das novas tecnologias da ciência e da educação temos que, cada vez mais, nos especializar para acompanhar e auxiliar a todos. Com isso, o presente trabalho objetivou o estudo de metodologias ativas para o ensino de cinemática no ensino médio, com o auxílio de imagens, vídeos e gráficos. Além disso, com o conceito de derivadas polinomiais, esperamos facilitar e melhorar as resoluções dos problemas propostos. O material fundamental para as futuras aulas foi desenvolvido com o auxílio de um drone, empregado para a coleta de dados necessários na fazenda escola e por meio do software Tracker de física definimos os gráficos que futuramente serão utilizados em sala de aula. Todo o estudo das metodologias e a criação do material essencial para as aulas foi realizado e esperamos com a segunda parte do trabalho aplicar a metodologia escolhida e o material para comparar o progresso dos estudantes no ensino de física.

Texto completo: PDF