Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
Ensino Técnico e Empreendedorismo: o perfil empreendedor dos estudantes de curso técnico subsequente de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
Lucia Maria Batista Paim, Nayara Silva de Noronha

Última alteração: 2013-10-18

Resumo


O ensino de empreendedorismo tem crescido significativamente nos cursos superiores e tecnológicos em Instituições de Ensino. Entretanto, ainda há a crença de que o curso técnico pós-médio tem como objeto principal qualificar mão de obra especializada para o mercado de trabalho e há o mito de que estudante técnico apresenta pouco interesse em tornar-se um empreendedor. Assim, nosso trabalho teve como objetivo identificar o perfil empreendedor dos estudantes de cursos técnicos na modalidade subsequente de um campus de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Realizamos uma pesquisa quantitativa, por meio de questionários estruturados que foram submetidos à análise descritiva por frequência por meio do software estatístico SPSS 19.1. Encontramos como resultados que os estudantes de curso técnico subsequente possuem características ditas empreendedoras e que quando se tornarem profissionais técnicos especializados podem optar por tornar-se empreendedores ou serem intraempreendedores dentro das organizações em que trabalham. Contudo, sabemos que ainda é necessário desenvolver mais capacidade analítica e crítica nos nossos estudantes para que estes façam suas escolhas profissionais entre o empreendedorismo e o mercado de trabalho de modo consciente.

Texto completo: PDF