Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 5ª Jornada Científica e Tecnológica e 2º Simpósio da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
: AVALIAÇÃO DA AÇÃO ALELOPÁTICA DE RESÍDUOS DO BENEFICIAMENTO DE Coffea arabica L. NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES Lactuca sativa L.
Raquel Vilela da Mata Miranda

Última alteração: 2013-10-15

Resumo


O objetivo do trabalho foi avaliar a ação alelopática de resíduos do beneficiamento de Coffea arabica L. na germinação de sementes Lactuca sativa L. Estes resíduos denominados de “pó de armazém”, em grandes galpões de beneficiamento tornam-se um problema, pois não há mercado que o absorva, e nem um local apropriado para o seu descarte. Foram feitos quatro tratamentos com quatro repetições com diferentes concentrações de substrato: pó de armazém (PA) e fibra de coco (FC), nas seguintes proporções: 100% PA, 75% PA e 25% FC, 50% PA e 50% FC, 25% PA e 75%FC. Procedeu-se a análise laboratorial para duas amostras diferentes de PA, sendo a amostra de aspecto granulométrico mais fino, escolhida para compor o substrato, por apresentar maior porcentagem de pergaminho e uma CTC de 487mmol/kg. Avaliou-se somente o tempo, em dias após a germinação (DAG) e o percentual de germinação (PG) das sementes de Lactuca sativa L. Os dados foram submetidos a análise estática descritiva, contando em termos percentuais o PG, posteriormente análise de regressão linear. Dos resultados obtidos, pode observar que houve um significativo atraso na germinação das sementes e drástica queda no total de sementes germinadas, quanto maior a porcentagem de PA.


Texto completo: PDF